Localização Geográfica

Descrição

  • Angola está localizada na costa oeste da África, mas especialmente na região sul, limitada a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo e Congo Brazzaville, a leste pela Zâmbia, Namíbia e o Sudoeste banhado pelo Oceano Atlântico.

    Com uma costa de 1650 quilômetros, se estende para o interior, ocupando uma área de 1.246.700 km2. Está dividido em 18 províncias, incluindo a capital Luanda.

    Encontrados traços de presença humana em algumas áreas, incluindo Luanda, Namibe e Mbanza Congo, mostram que o território angolano tem sido habitado desde os tempos pré-históricos.

    As migrações dos povos do norte, os Bantu, impuseram à população dominante então. Dispersantes na imensidão do país, os Bantu foram treinados para estar em grupos, dando origem às raças atuais. No século XIII, a estrutura social e política de alguns desses grupos deu origem ao Reino do Congo e outros reinos, o que deu ao território um equilíbrio social e político.

    Esta é a situação que o navegador português Diogo encontrou em 1482, quando a frente de uma frota chega à foz do rio Zaire. Decidiu-se na época, as relações cordiais entre os portugueses e o governante do Reino do Congo, com o comércio, rompimento de relacionamento na época de Paulo Dias de Novais começa a ocupação e direto do mar por meio da colocação vários capitães. Paralelamente, iniciou-se a construção do tráfico de escravos para as necessidades de mão-de-obra no Brasil, que se manteve até o século XIX, quando Sá da Bandeira, em Portugal, conseguiu aprovar legislação que visava abolir a escravidão.

    A participação da África em 1884-1885 forçou os portugueses a lutar pela ocupação e administração prolongada de todo o território, que foi completada apenas no final da Primeira Guerra Mundial.

    Enquanto isso, a paz começou a se preocupar no início dos anos 1950 com os movimentos nacionalistas, cujas demandas por autonomia levaram a uma luta de libertação entre 1960 e 1974, o ano neste caso, a queda do regime ditatorial em vigor em Portugal e que levou à independência do país proclamada em 11 de novembro de 1975, por António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.